domingo, 1 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica: E.M. José Gonçalves dos Santos


Socialização de receitas típicas: matemática e culinária em interação

Geisiane Aparecida Dias Silva
Welisson David Rodrigues Dias

A realização do projeto de Intervenção do PIBID Diversidade será na Escola Municipal José Gonçalves dos Santos, localizada na comunidade Monte Alegre a cerca de 30 quilômetros da sede do município Rio Pardo de Minas. Optou-se por trabalhar o projeto com o tema “Socialização de receitas típicas: matemática e culinária em interação”, pois além de assimilar dois eixos importantes da língua portuguesa, ressalta a relevância de frações, medida, aproximação, estimativa e de compartilhar entre os envolvidos no projeto as receitas típicas da comunidade onde a escola se localiza e o seu entorno. O público envolvido será os alunos do 6º ano e o corpo docente da escola. Os objetivos são analisar as receitas típicas conhecidas pelos alunos do 6º ano, identificar as receitas típicas que perpetuam na comunidade onde os alunos residem, identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre frações, medida, aproximação e estimativa; analisar o gênero receita com foco na estrutura de gêneros instrucionais (como é a estrutura, elementos textuais que compõem o gênero como, por exemplo, os verbos no imperativo que orientam as ações etc.) e descrever os métodos utilizados para obtenção e repasse de receitas. Pensamos que através do projeto não serão formados apenas leitores, escritores e matemáticos, mas alunos envolvidos e interessados em busca do saber, com conteúdos que fazem parte ou não do seu cotidiano pessoal e currículo escolar, tornando-os capazes de produzir e transmitir conhecimentos adquiridos por meio da socialização de receitas típicas. É de fundamental importância indagar sobre a temática na sala de aula, pois se trata de compreender a relevância de trabalhar algo relacionado com o campo, que busca a valorização da comunidade através de receitas oriundas e típicas da região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário