Socialização
de receitas típicas: matemática e culinária em interação
Geisiane Aparecida Dias
Silva
Welisson David Rodrigues
Dias
A realização do projeto de Intervenção do PIBID
Diversidade será na Escola Municipal José Gonçalves dos Santos, localizada na
comunidade Monte Alegre a cerca de 30 quilômetros da sede do município Rio Pardo
de Minas. Optou-se por trabalhar o projeto com o tema “Socialização
de receitas típicas: matemática e
culinária em interação”, pois além de assimilar dois eixos importantes da
língua portuguesa, ressalta a relevância de frações, medida, aproximação,
estimativa e de compartilhar entre os envolvidos no projeto as receitas típicas
da comunidade onde a escola se localiza e o seu entorno. O público envolvido será os alunos do 6º ano e o
corpo docente da escola. Os objetivos são analisar as receitas
típicas conhecidas pelos alunos do 6º ano, identificar as receitas típicas que perpetuam na
comunidade onde os alunos residem, identificar os
conhecimentos prévios dos alunos sobre frações, medida,
aproximação e estimativa; analisar o
gênero receita com foco na estrutura de gêneros instrucionais (como é a
estrutura, elementos textuais que compõem o gênero como, por exemplo, os verbos
no imperativo que orientam as ações etc.) e descrever os métodos utilizados
para obtenção e repasse de receitas. Pensamos que através do projeto não serão formados
apenas leitores, escritores e matemáticos, mas alunos envolvidos e interessados
em busca do saber, com conteúdos que fazem parte ou não do seu cotidiano
pessoal e currículo escolar, tornando-os capazes de produzir e transmitir
conhecimentos adquiridos por meio da socialização de
receitas típicas. É
de fundamental importância indagar sobre a temática na sala de aula, pois se
trata de compreender a relevância de trabalhar algo relacionado com o campo,
que busca a valorização da comunidade através de receitas oriundas e típicas da
região.
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