Educação do campo:
Mística
Jeane Soares da Paixão
Judite Batista de Jesus
Lucina Soares da Paixão
Paula Mendes Costa Amaral
O presente trabalho tem
como objetivo discutir sobre a importância da mística como um elemento crucial
na luta pela Educação do Campo, a se realizar na Escola Família Agrícola
Bontempo, com os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da instituição. Para
nortear os estudantes acerca do tema será necessário trabalhar as EFAs (Escola
Família Agrícola) como movimento de luta responsável pela fundação da Educação
do Campo, logo enfatizando a importância da prática da mística como parte de um
processo de fortalecimento das lutas em busca dos seus direitos, pois “a
mística é o ânimo para enfrentar as dificuldades e sustentar a solidariedade
entre aqueles que lutam” (BOGO, 2010). O itinerário metodológico será
composto inicialmente pela apresentação das licenciadas da Educação do Campo da
Universidade Federal de Minas Gerais autoras do projeto, trazendo o desejo,
motivação nas lutas, despertada ao longo da realização das místicas durante o
percurso do curso (LECampo). Prosseguindo as atividades, será trabalhado com
textos sobre o surgimento da mística no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem
Terra, o objetivo e criação das EFAs no Brasil, a experiência da mística na
Licenciatura em Educação do campo. Terá ainda a realização de uma gincana com a
temática identidade (camponesa, jovem, estudantil, cultural, regional) onde
cada estudante contribuirá nessa construção com elementos/produções/objetos,
para no final obter a construção de uma mística. Tendo como objetivo geral
despertar nos estudantes o interesse pela mística, e assim no final desse trabalho obter a criação de um cronograma de realização de místicas na EFA, como um
compromisso dos estudantes por fazer parte de um movimento de luta.
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