segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica da Escola Família Agrícola Bontempo



Educação do campo: 
Mística

Jeane Soares da Paixão
Judite Batista de Jesus
Lucina Soares da Paixão
Paula Mendes Costa Amaral

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da mística como um elemento crucial na luta pela Educação do Campo, a se realizar na Escola Família Agrícola Bontempo, com os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da instituição. Para nortear os estudantes acerca do tema será necessário trabalhar as EFAs (Escola Família Agrícola) como movimento de luta responsável pela fundação da Educação do Campo, logo enfatizando a importância da prática da mística como parte de um processo de fortalecimento das lutas em busca dos seus direitos, pois “a mística é o ânimo para enfrentar as dificuldades e sustentar a solidariedade entre aqueles que lutam” (BOGO, 2010). O itinerário metodológico será composto inicialmente pela apresentação das licenciadas da Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais autoras do projeto, trazendo o desejo, motivação nas lutas, despertada ao longo da realização das místicas durante o percurso do curso (LECampo). Prosseguindo as atividades, será trabalhado com textos sobre o surgimento da mística no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o objetivo e criação das EFAs no Brasil, a experiência da mística na Licenciatura em Educação do campo. Terá ainda a realização de uma gincana com a temática identidade (camponesa, jovem, estudantil, cultural, regional) onde cada estudante contribuirá nessa construção com elementos/produções/objetos, para no final obter a construção de uma mística. Tendo como objetivo geral despertar nos estudantes o interesse pela mística, e  assim no final desse trabalho obter a  criação de um cronograma de  realização de místicas na EFA, como um compromisso dos estudantes por fazer parte de um movimento de luta.

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