quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica da Escola Estadual José Bernardino


Tecendo experiências, registrando vivências

Daniela Martins Pereira
Israel Luiz Rodrigues da Rocha
Lilia Pereira Ramos 
Marta Ribeiro Costa
Taciane da Silva Pinto

Tecendo experiências, registrando vivencias” é uma proposta de trabalho com o gênero memória literária, que consistirá de etapas de estudo sobre o gênero, e também leitura, escrita e produção, e será desenvolvido com alunos do 7º ano da Escola Estadual José Bernardino, localizada em Icaraí de Minas.
A escolha desta temática se justifica uma vez que os alunos apresentam dificuldades de escrita, sendo notável também a pouca interação dos pais na vida escolar destes, sendo necessária, portanto, a participação dos pais no âmbito das ações que perpassarão cada etapa do desenvolvimento deste projeto. Através da interação aluno escola, aluno família e aluno família e escola, busca-se fortalecer os vínculos de participação dos pais na vida escolar dos filhos, bem como despertar nos alunos o sentimento de pertencimento ao âmbito familiar, por meio do registro de memórias vivenciadas pelos pais, afim de que não se percam no tempo, e ganhem vida através da escrita do gênero memória literária.
A escolha desse gênero se justifica pelas possibilidades de abordagem que inclua família e escola, além de ensinar conteúdos de leitura e escrita, reforçar laços familiares e ampliar a participação dos pais na vida escolar dos filhos, contribuindo para a escola do campo que queremos.  Trabalhar com a transcrição e o registro de Memórias literárias, além de abordar conteúdos relacionados à leitura e escrita, possibilitará o fortalecimento dos vínculos dos alunos do 7º ano vespertino com o núcleo familiar,despertando o sentimento de pertencimento e ampliando o contato entre gerações. O trabalho parte de pressupostos descritos por autores como KLEIMAM, BOSI, TEDESCO, SOARES, BAKHTIN, onde apontam abordagens e possibilidades, a partir do gênero memória literárias; perpassando a leitura escrita e reescrita de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário