Tecendo experiências,
registrando vivências
Daniela Martins Pereira
Israel Luiz Rodrigues da
Rocha
Lilia Pereira Ramos
Marta Ribeiro Costa
Taciane da Silva Pinto
“Tecendo experiências, registrando
vivencias” é uma proposta
de trabalho com o gênero memória literária, que
consistirá de etapas de estudo sobre o gênero, e também leitura, escrita e
produção, e será desenvolvido com alunos do 7º ano da Escola Estadual José
Bernardino, localizada em Icaraí de Minas.
A escolha
desta temática se justifica uma vez que os alunos apresentam dificuldades de
escrita, sendo notável também a pouca interação dos pais na vida escolar
destes, sendo necessária, portanto, a participação dos pais no
âmbito das ações que perpassarão cada etapa do desenvolvimento deste projeto. Através da interação aluno
escola, aluno família e aluno família e escola, busca-se fortalecer os vínculos
de participação dos pais na vida escolar dos filhos, bem como despertar nos
alunos o sentimento de pertencimento ao âmbito familiar, por meio do registro
de memórias vivenciadas pelos pais, afim de que não se percam no tempo, e
ganhem vida através da escrita do gênero memória literária.
A escolha
desse gênero se justifica pelas possibilidades de abordagem que inclua família
e escola, além de ensinar conteúdos de leitura e escrita, reforçar laços
familiares e ampliar a participação dos pais na vida escolar dos filhos, contribuindo
para a escola do campo que queremos. Trabalhar
com a transcrição e o registro de Memórias literárias, além de abordar
conteúdos relacionados à leitura e escrita, possibilitará o fortalecimento dos
vínculos dos alunos do 7º ano vespertino com o núcleo familiar,despertando o
sentimento de pertencimento e ampliando o contato entre gerações. O trabalho
parte de pressupostos descritos por autores como KLEIMAM, BOSI, TEDESCO,
SOARES, BAKHTIN, onde apontam abordagens e possibilidades, a partir do gênero
memória literárias; perpassando a leitura escrita e reescrita de textos.
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