quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima


Eu quero estudar, e as dificuldades?

Adênia Teixeira de Souza
Gisele Fernandes de Araújo

Este projeto surgiu da necessidade de criar na escola momentos e oportunidades para que os alunos pudessem expressar expor e debater sobre as diversas dificuldades que enfrentam para concluir os estudos. A escola em questão é uma escola do campo, reconhecida assim há pouco tempo através de um decreto vindo do estado. Os alunos do campo enfrentam dificuldades com o transporte e dificuldades de concluir o ano escolar por ter que sair para trabalhar.  A necessidade de trabalhar para adquirir o seu próprio sustento e o sustento da família também é um fator que reflete na vida escolar, tanto dos alunos do campo, como dos da cidade, dentre outras dificuldades menos explícitas e que surgem no decorrer do ano letivo. Sejam elas quais forem todas têm reflexo na vida escolar dos alunos, sendo em sua maior parte, um reflexo negativo. 
O projeto se explica pela intenção de trazer a reflexão e conhecimento da escola como um todo, assim como as dificuldades que parte dos estudantes enfrenta com relação à permanência na escola. Dificuldades estas que não são discutidas, e muitas vezes passam “despercebidas”. Será uma ação coletiva dos bolsistas do programa de iniciação à docência (PIBID) e espera-se que contribua para a escola do campo almejada, sendo um local de diálogo e aproximação de realidades e possibilidades de superar dificuldades. Com o diálogo se torna mais fácil conhecer as limitações de cada um, para que desta forma a escola procure métodos de minimizar e distanciar essas dificuldades refletidas na falta de transporte, estradas ruins, horários para sair e chegar em casa, a falta de alimentação adequada entre outros fatores que venham a interferir no decorrer do ano. Os alunos público alvo serão do Ensino Médio da escola, independente da atuação do bolsista em quaisquer umas das turmas. Ou seja, turmas que não são ou não foram acompanhadas por bolsistas PIBID participarão do projeto.

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