domingo, 1 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica 2017 - E.E. José Cristiano



PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NA 
CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS

Gracirlane Ferreira de Oliveira
Cleidiana de Oliveira Agostinho
Saulo Antunes Xavier

O projeto “proposta Interdisciplinar na Construção de Mosaicos” será desenvolvido com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Cristiano, a qual está localizada na sede do município de Rio Pardo de Minas, MG, sendo uma das instituições de ensino da rede pública estadual mais antiga deste município. Estabelecida em área urbana, a instituição possui em seu entorno vários pontos comerciais e também casas habitacionais. Este projeto tem como propósito contribuir para a formação de estudantes sensíveis, críticos e participativos, com capacidade de interagirem em sua realidade, tornando-se sujeitos conscientes de sua participação e reconhecimento de si e do outro na sociedade. O mesmo pretenderá estimular a curiosidade dos estudantes em relação a apreciação e sensibilidade artística, histórica e aplicações matemáticas envolvidas na produção mosaicista. Nesse sentido, a proposta do projeto é que seja construído um mosaico que apresente o vínculo existente entre o campo e a cidade. Trabalhando a interdisciplinaridade de forma dinâmica e participativa, os estudantes poderão ser conduzidos ao aprendizado de conteúdos e ao desenvolvimento da reflexão de forma a possibilitar o exercício do respeito e reconhecimento das diferentes culturas. A construção dos mosaicos na escola pode possibilitar que os alunos ampliem seu repertório cultural e artístico, como também colaborar no desenvolvimento de seus potenciais criativos na composição de informações, assim favorecendo o desempenho de “ser, conhecer, conviver e fazer”, seja na escola ou em outros espaços. . O papel da escola na vida do aluno está em garantir que essa educação seja integral, trabalhando aspectos sociais, culturais, cognitivos e emocionais. Ou seja, a escola tem que preparar seus estudantes para aceitar as diferenças e verem nelas a possibilidade de outros conhecimentos. Com isso, o objetivo deste trabalho é construir mosaicos, aliando a arte com a matemática e história, despertando no aluno o reconhecimento dos sujeitos que se encontram no espaço escolar, de forma interativa e dinâmica. As atividades serão desenvolvidas em quatro etapas constituindo-se de partes teóricas e práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário