PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NA
CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS
CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS
Gracirlane Ferreira de Oliveira
Cleidiana de Oliveira Agostinho
Saulo Antunes Xavier
O projeto “proposta Interdisciplinar na
Construção de Mosaicos” será desenvolvido com alunos do Ensino Médio da Escola
Estadual José Cristiano, a qual está localizada na sede do município de Rio
Pardo de Minas, MG, sendo uma das instituições de ensino da rede pública
estadual mais antiga deste município. Estabelecida em área urbana, a
instituição possui em seu entorno vários pontos comerciais e também casas
habitacionais. Este projeto tem como propósito contribuir para a formação de
estudantes sensíveis, críticos e participativos, com capacidade de interagirem
em sua realidade, tornando-se sujeitos conscientes de sua participação e
reconhecimento de si e do outro na sociedade. O mesmo pretenderá estimular a
curiosidade dos estudantes em relação a apreciação e sensibilidade artística,
histórica e aplicações matemáticas envolvidas na produção mosaicista. Nesse
sentido, a proposta do projeto é que seja construído um mosaico que apresente o
vínculo existente entre o campo e a cidade. Trabalhando a interdisciplinaridade de forma
dinâmica e participativa, os estudantes poderão ser conduzidos ao aprendizado
de conteúdos e ao desenvolvimento da reflexão de forma a possibilitar
o exercício do respeito e reconhecimento das diferentes culturas. A
construção dos mosaicos na escola pode possibilitar que os alunos ampliem seu
repertório cultural e artístico, como também colaborar no desenvolvimento de
seus potenciais criativos na composição de informações, assim favorecendo o
desempenho de “ser, conhecer, conviver e fazer”, seja na escola ou em outros
espaços. . O papel da escola na vida do aluno está em garantir que essa educação
seja integral, trabalhando aspectos sociais, culturais, cognitivos e
emocionais. Ou seja, a escola tem que preparar seus estudantes para aceitar as
diferenças e verem nelas a possibilidade de outros conhecimentos. Com isso, o
objetivo deste trabalho é construir mosaicos, aliando a arte com
a matemática e história, despertando no aluno o reconhecimento dos sujeitos que
se encontram no espaço escolar, de forma interativa e dinâmica. As atividades
serão desenvolvidas em quatro etapas constituindo-se de partes teóricas e
práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário