domingo, 1 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica: E.E. José Cristiano


Criminalidade na Juventude 

Jeferson Oliveira da Cunha
Rutinela Rodrigues
Renilson Lima
Taiane Rodriguês Pereira
Adineia Ferreira do Nascimento
Adrielle Ferreira Da Silva

O projeto “Criminalidade na Juventude” apresenta definições diversas de situações criminosas e alguns dos possíveis fatores que gera essa inserção da juventude no mundo do crime, embora nenhuma consiga explicar o nascedouro de todos os crimes. Envolvera alunos da Escola Estadual José Cristiano do 3º ano rubi.
           Conforme dados oficiais de pesquisas em vários estados brasileiros, nota-se o aumento da participação dos jovens em diversas práticas criminosas, considerando o papel da escola enquanto espaço privilegiado para se traçar estratégias de prevenção e combate, e conforme BESSA. 2004, P. 42 “A adolescência é uma fase de metamorfose, época de grandes descobertas e rupturas” entendemos que a discussão de temas com abordagens que dialogam com a realidade da sociedade brasileira, sobretudo nessa faixa etária da juventude é fundamental nas atividades pedagógicas.
            Através das discussões temáticas em sala e pesquisa de campo, objetivamos proporcionar aos alunos o conhecimento e ideias de condutas sociais no combate à criminalidade na juventude, e também através da execução de atividades pedagógicas, incorporar na rotina dos estudantes ações que venham estimulando a perceberem a importância da escola na transformação social dos cidadãos, apresentando alternativas e soluções de redução e combate a inserção da juventude na criminalidade.
            O projeto auxiliará na construção da escola do campo que queremos, através de conteúdos pautados em “educação, políticas públicas e campo” levando consigo atividades de caráter participativo e informativo, contribuindo com a produção do conhecimento e o desenvolvimento do senso crítico. A metodologia a ser adotada consiste em: sondagem inicial, teoria provocadora de discussões, produção de uma carta política redigida pelos alunos e encaminhada à gestão do município, e uma atividade participativa e avaliativa do projeto através de um júri simulado com os estudantes, tendo como temática a redução da maioridade penal.

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