Bullying em discussão na escola do campo
Adriane Ferreira Neves
O projeto “O bullying em discussão
na escola do Campo”, será desenvolvido com as turmas do 6º 7º e 8º ano em
parceria com professores da Escola Estadual
Santos Reis, em uma comunidade do campo a 9 km de Icaraí de Minas – MG. A faixa etária
dos discentes varia entre 11 e 14 anos, e a totalidade
deste público reside no campo, sendo que grande parte destes chegam até a
escola por meio do transporte escolar. O bullyng é um problema mundial e ocorre
em vários setores principalmente no ambiente escolar, de maneira repetitiva,
por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O espaço escolar é o principal
lugar de atuação e socialização da criança e do adolescente, lugar privilegiado
para a difusão do conhecimento, expansão intelectual e afetiva do aluno. Urge a
importância de se apropriar desse espaço, fazendo dele um ambiente propício
para ampliar a consciência crítica de todos os agentes sociais, valorizando a
participação e a co-responsabilidade como instrumentos importantes à efetiva
consolidação da democracia em nosso país e para construir uma escola cidadã,
que seja um antídoto eficaz no combate ao desinteresse dos alunos pelos
assuntos escolares, à indisciplina e à violência emergente nas escolas e na
sociedade de maneira geral.
Esse trabalho objetiva refletir
sobre fatores relativos ao bullying no ambiente escolar, pautando medidas de
socialização, viabilizando ações coletivas com a participação das famílias,
sendo o conhecimento de todos essencial para combater o problema e uma forma de
orientar e prevenir novas práticas de bullying na escola. Pretende-se discutir
com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar que caracterizam
bullying, formas de convivência no espaço escolar, valorização da amizade e os
valores humanos. A identificação dessa problemática se apresenta como fator
relevante para que todos os elementos sejam englobados nesse processo de
prevenção da violência no espaço escolar.
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