Movimento
social da Educação do Campo: sujeitos protagonistas, suas trocas de
experiências e místicas como fortalecimento das lutas
Fernanda Mendes de
Melo
O projeto em questão
é pautado na temática: Movimento Social da Educação do Campo e suas
representações simbólicas, em especial as místicas. Estando na EFA-NE e
percebendo certa “deficiência” no trato da educação do campo como Movimento
Social dos campos e dos camponeses em busca de outra educação que venha de fato
colaborar na transformação das realidades camponesas, senti-me instigada a
trabalhar sobre o tema. E escolhendo os estudantes do primeiro ano, já que
estes são os “novatos” e tem uma visão minimizada da escola enquanto movimento
social.
Acreditando que esta luta popular é necessária e, inevitavelmente
cansativa, e que a mística é um dos principais símbolos e fortalecedores
destas, a proposta é leva-la para escola, uma vez que esta não acontece
frequentemente na mesma, somente em raros momentos (e geralmente é em momentos
de participação da escola em outros espaços que não o interior da escola).
Justifico assim a importância e validade deste projeto. Para se alcançar os
objetivos foram planejadas ações didáticas teóricas e praticas, no interior e
exterior das salas de aula, textos e referencias impares como, FREIRE 1979
e ARROYO, 1999.
Os campos e os camponeses não estão estáticos, as lutas são diárias e as
conquistas também. Uma educação que contribua e acrescente em tais lutas é
indispensável/necessária. Pois a educação tem o poder de transformar as
estruturas ao passo que transforma as pessoas. Educação do campo para as
construção e desconstruções que se fazem necessárias nos campos brasileiros.
Seguimos em luta!
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