domingo, 1 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica 2017 - EFA Nova Esperança


Movimento social da Educação do Campo: sujeitos protagonistas, suas trocas de experiências e místicas como fortalecimento das lutas

Fernanda Mendes de Melo

          O projeto em questão é pautado na temática: Movimento Social da Educação do Campo e suas representações simbólicas, em especial as místicas. Estando na EFA-NE e percebendo certa “deficiência” no trato da educação do campo como Movimento Social dos campos e dos camponeses em busca de outra educação que venha de fato colaborar na transformação das realidades camponesas, senti-me instigada a trabalhar sobre o tema. E escolhendo os estudantes do primeiro ano, já que estes são os “novatos” e tem uma visão minimizada da escola enquanto movimento social.
Acreditando que esta luta popular é necessária e, inevitavelmente cansativa, e que a mística é um dos principais símbolos e fortalecedores destas, a proposta é leva-la para escola, uma vez que esta não acontece frequentemente na mesma, somente em raros momentos (e geralmente é em momentos de participação da escola em outros espaços que não o interior da escola). Justifico assim a importância e validade deste projeto. Para se alcançar os objetivos foram planejadas ações didáticas teóricas e praticas, no interior e exterior das salas de aula, textos e referencias impares como, FREIRE 1979 e ARROYO, 1999.
Os campos e os camponeses não estão estáticos, as lutas são diárias e as conquistas também. Uma educação que contribua e acrescente em tais lutas é indispensável/necessária. Pois a educação tem o poder de transformar as estruturas ao passo que transforma as pessoas. Educação do campo para as construção e desconstruções que se fazem necessárias nos campos brasileiros. Seguimos em luta!

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