sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica da Escola Estadua Professora Marlene Carmo




Apague a Luz
Erie Valvian

O projeto de interação pedagógica será executado nas turmas de primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Marlene Carmo.

A elaboração do projeto se deu a partir do momento em que se via a necessidade de economizar, devido a crise vivida, com a importância de reduzir o consumo de energia, devido à escassez de recursos hídricos nos últimos anos, não só por esta questão em si, mas por questões financeiras e ecológicas, visando o interesse e participação de toda a comunidade escolar. O tema surgiu em debate com os alunos sobre um assunto da atualidade no qual eles têm preocupado nisso tive a oportunidade de levar para uma intervenção pedagógica a grande importância da preservação do meio ambiente, e hoje esse problema do desmatamento, é crítico em todo país. Em nosso município, estamos passando por um momento delicado com respeito a nossa água. Tendo em vista o entendimento do grande problema do momento “racionamento de energia”, que afeta todo o nosso país, o programa do PIBID proporciona a oportunidade de apresentar este projeto tem como a importância de alertar e orientar os discentes sobre nosso meio geográfico, onde sofrem diversas alterações em nossa natureza em prol da energia, os benefícios em “poupar” o grande consumo e ajudar a natureza e ao bolso.

O projeto por ser interdisciplinar, insere-se em vários campos da ciências da natureza, abordando e enfatizando as áreas de Geografia e Sociologia, abordando uma boa temática para a participação e o melhor entendimento dos alunos e da comunidade escolar, onde a supervisão e alguns professores deram boas sugestões para esta intervenção tenha sucesso. 

O objetivo geral é Proporcionar a Redução e o desperdício de energia na comunidade escolar e na residência do público envolvido.

O desenvolvimento desta intervenção se inspira na Pedagogia de Paulo Freire (1975), na qual o respaldo para sua execução foi fundamentado na interação dialógica dos sujeitos entre si e com que se encontra sua própria realidade. Vejo a instituição Escola como fonte de conscientizar os alunos e sociedade civil e aplicá-la na prática.


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