segunda-feira, 22 de maio de 2017

Fala, E.M. José Gonçalves dos Santos!

A Luta Coletiva Ocasiona Resultados Prodigiosos

 Geisiane Aparecida Dias Silva

A Escola Municipal José Gonçalves dos Santos está localizada em uma comunidade camponesa situada aproximadamente 30 quilômetros da sede do município de Rio Pardo de Minas, norte de Minas Gerais, é uma escola do campo, pública municipal que atende alunos de três segmentos: educação infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II.
Nos primórdios da Escola Municipal José Gonçalves dos Santos, havia ensino apenas do 1º ao 4º ano. Para conseguir a implementação de uma escola na comunidade foi uma luta coletiva dos habitantes, principalmente dos pais e alunos em busca do saber. Com o decorrer dos anos, foi implantado o fundamental II.         
A escola atende 190 estudantes, em média 20 por sala de aula, no turno matutino e vespertino. No quadro de professores, todos possuem graduação e são efetivos. As principais dificuldades enfrentadas por eles são a falta de laboratórios de ciências e informática, livros didáticos e literatura que atenda a demanda dos alunos.
A missão da escola é promover a formação integral do aluno, preparando-o para o confronto com as mudanças coerentes no mundo atual, com a capacidade de exercer sua cidadania e aptidão para o mundo do trabalho. Resgatar valores éticos, culturais e artísticos para a construção de uma sociedade mais humanizada, justa e fraterna.
No decorrer do ano letivo a escola desenvolve projetos sobre a dengue, leitura, virada da educação, consciência negra, alimentação, entre outros. A escola também organiza no mês de junho uma festa junina com a participação dos pais e demais membros da comunidade.   

Foto: pátio da escola;
Local: Escola Municipal José Gonçalves dos Santos, Rio Pardo de Minas;
Data: 27/03/2017
Autor: Geisiane Aparecida Dias Silva;
Acervo: Geisiane Aparecida Dias Silva.
Em períodos chuvosos alguns estudantes enfrentam problemas para chegarem até a escola, pois o percurso feito por eles possuem trechos que causam atolamento nos ônibus, outros não conseguem acesso devido a enchentes em rios. A direção da escola está sempre atenta a essas questões para que os discentes não fiquem prejudicados.
A escola está sempre procurando meios para que haja participação ativa dos pais na instituição de ensino, desenvolvendo projetos com a participação da comunidade e reuniões.           A comunidade Monte Alegre, lugar onde a escola se localiza, possui em média 120 famílias. A economia dessas famílias gira em torno da agricultura, no cultivo de arroz, feijão para a subsistência e da mandioca na produção de farinha e goma, sendo a principal fonte de renda da região.                                            
É imprescindível a parceria entre escola, bolsistas PIBID, pais e comunidade, todos lutando em coletividade, ampliando as possibilidades de mudanças relevantes na educação, tornando-a de qualidade e promovendo melhorias em todos os aspectos da comunidade.
 ”O desafio é grande, mas não impossível, que a educação possa contribuir de forma significativa na vida das pessoas do campo, para que elas tenham direito de intervir na sociedade, resgatar suas tradições, a história e a cultura. Que através da educação o camponês produza o desenvolvimento sustentável e lute contra a exclusão e a expropriação" (PAGES)¹.

¹Gilson Marcos Pages. Educação do campo: problemas, desafios e perspectivas. 

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