A Luta Coletiva Ocasiona Resultados
Prodigiosos
Geisiane Aparecida Dias Silva
A Escola Municipal José
Gonçalves dos Santos está localizada em uma comunidade camponesa situada
aproximadamente 30 quilômetros da sede do município de Rio Pardo de Minas,
norte de Minas Gerais, é
uma escola do campo, pública municipal que atende alunos de três segmentos:
educação infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II.
Nos primórdios da Escola Municipal José Gonçalves dos Santos, havia
ensino apenas do 1º ao 4º ano. Para conseguir a implementação de uma escola na
comunidade foi uma luta coletiva dos habitantes, principalmente dos pais e
alunos em busca do saber. Com o decorrer dos anos, foi implantado o fundamental
II.
A escola atende 190 estudantes, em média 20
por sala de aula, no turno matutino e vespertino. No quadro de professores,
todos possuem graduação e são efetivos. As principais dificuldades enfrentadas
por eles são a falta de laboratórios de ciências e informática, livros
didáticos e literatura que atenda a demanda dos alunos.
A missão da escola é promover a formação integral do aluno, preparando-o para o confronto com
as mudanças coerentes no mundo atual, com a capacidade de exercer sua cidadania
e aptidão para o mundo do trabalho. Resgatar valores éticos, culturais e
artísticos para a construção de uma sociedade mais humanizada, justa e
fraterna.
No decorrer
do ano letivo a escola desenvolve projetos sobre a dengue, leitura, virada da
educação, consciência negra, alimentação, entre outros. A escola também
organiza no mês de junho uma festa junina com a participação dos pais e demais
membros da comunidade.
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Foto: pátio da escola;
Local: Escola Municipal José
Gonçalves dos Santos, Rio Pardo de Minas;
Data: 27/03/2017
Autor: Geisiane Aparecida
Dias Silva;
Acervo: Geisiane Aparecida
Dias Silva.
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Em períodos chuvosos alguns estudantes enfrentam
problemas para chegarem até a escola, pois o percurso feito por eles possuem
trechos que causam atolamento nos ônibus, outros não conseguem acesso devido a
enchentes em rios. A direção da escola está sempre atenta a essas questões para
que os discentes não fiquem prejudicados.
A escola está sempre procurando meios para
que haja participação ativa dos pais na instituição de ensino, desenvolvendo
projetos com a participação da comunidade e reuniões. A
comunidade Monte Alegre, lugar onde a escola se localiza, possui em média 120
famílias. A economia dessas famílias gira em torno da agricultura, no cultivo de
arroz, feijão para a subsistência e da mandioca na produção de farinha e goma,
sendo a principal fonte de renda da região.
É imprescindível a parceria entre escola, bolsistas
PIBID, pais e comunidade, todos lutando em coletividade, ampliando as
possibilidades de mudanças relevantes na educação, tornando-a de qualidade e
promovendo melhorias em todos os aspectos da comunidade.
”O
desafio é grande, mas não impossível, que a educação possa contribuir de forma
significativa na vida das pessoas do campo, para que elas tenham direito de
intervir na sociedade, resgatar suas tradições, a história e a cultura. Que através da educação o camponês produza
o desenvolvimento sustentável e lute contra a exclusão e a expropriação" (PAGES)¹.
¹Gilson
Marcos Pages. Educação do campo: problemas, desafios e perspectivas.
Disponível
em: http://www.webartigos.com/artigos/educacao-do-campo-problemas-desafios-e-perspectivas/63665/.
Acesso em: 15 abr. 2017.
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