“Descobrindo
as raízes”
Supervisor: João Paulo
Bolsistas: Rosilene Borges
A Escola Municipal Professor Gumercindo Costa é integrante da Rede Municipal de Ensino do município de Rio Pardo de Minas. O nome da escola é uma homenagem ao professor e diretor Gumercindo Costa que teve importante participação na fundação da escola, que até então tinha o nome de Escola Estadual de 1° Grau.
Frente da Escola Municipal Professor Gumercindo Costa
Local: Rio Pardo de Minas Data: 05/04/2017
Acervo: Rosilene Borges
Autor: Rosilene Borges
Autor: Rosilene Borges
O município de Rio Pardo de Minas que tem uma população total de 29.099 habitantes/CENSO 2010-(população estimada censo 2014 – 30.578),população urbana:11.692,população no campo:17.407.
Na referida escola são oferecidas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) nos turnos matutino e vespertino. Apesar da escola está situada na cidade, a grande maioria dos alunos é do campo, que chegam até a escola por meio do transporte escolar com linhas terceirizadas e veículos próprios da prefeitura.
No turno matutino o número de alunos atendidos é de aproximadamente 140 e no turno vespertino é de 80. Vale ressaltar que no período chuvoso os alunos enfrentam dificuldades de se deslocarem para a escola, pois as estradas encontram-se em condições precárias. Ao todo são atendidas na escolacerca de 20 comunidades rurais.
Há próximo à escola dois rios com distância de 100 e 200 metros, denominados de Rio Preto e Rio Pardo. Encontram-se bastante degradados,por conta dos longos períodos de estiagem,além dos desmatamentos.
Segundo informações da escola o Projeto Político-Pedagógico da escola foi formulado com a participação da comunidade escolar, através de reuniões com os segmentos, onde foram discutidos os anseios, as necessidades e os caminhos a serem trilhados. E tem sido avaliado e implementado no decorrer de todo o processo e reforçado com o Programa de Intervenção Pedagógica.
É possível dizer que a escola, mesmo atendendo um número considerável de alunos do campo, muitas vezes não conseguem atender as demandas desses educandos, uma vez queo ensino não ocorre de forma contextualizada com o cotidiano dos alunos. Acreditamos que para que a escola trabalhe de forma que consiga atender os alunos do campo não depende apenas dos professores e direção da escola,conta-se também com outros órgãos responsáveis pela educação.
Contudo, pode-se observar que se trata de uma escola que ainda carece de estratégias articuladoras capazes de promover um ensino voltado especificamente aos alunos do campo.
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