A realidade de uma
escola do campo
Janaína Fernanda
Keila Gisele
Marisa Ramos
Mirian Santos
Rafaela Santos
Rodrigo Almeida
Supervisor: João Paulo
A Escola Municipal de Vereda Comprida está
situada na comunidade Jardim, município de Rio Pardo de Minas. O surgimento da
escola se deu por volta das décadas de 70/80, sendo que esta funcionava em uma
residência cedida por um morador da comunidade e pertencia a rede estadual de ensino,
ate que por volta de 1999 a mesma passou para o regime municipal já com uma
sede própria. A escola está situada numa região de clima tropical, no bioma
cerrado, que localmente é conhecido como “Gerais”, no semiárido do Norte de
Minas, a vegetação é de pequeno porte que se adequa ao clima local. A escola
possui montanhas no entorno e também possuía um rio relativamente grande, mas
que atualmente encontra-se seco e assoreado, a área do seu entorno está em um
alto nível de degradação por conta do eucalipto.
Local: Comunidade Jardim Data: 03/04/2017
Acervo: Janaína Fernanda
Autor: Keila Gisele
Autor: Keila Gisele
A
instituição atende aproximadamente 265 alunos oriundos de nove comunidades
próximas, sendo que a mais próxima fica á cinco quilômetros em linha reta e a
mais distante á aproximadamente vinte quilômetros em linha reta. A estrutura de
funcionamento está dividido em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e
possui um anexo que funciona de forma multisseriada, sendo que todos os alunos vivem
no campo.
Atualmente o prédio da escola se encontra
em um bom estado de conservação possuindo cantina e quadra poliesportiva. A
relação da escola com a comunidade é pouca afetiva, pois a presença dos pais na
escola não é frequente e por outro lado a escola também não faz nenhuma
atividade para chamar a atenção da comunidade. Já os problemas que os alunos
enfrentam são os transportes ruins em alguns casos e as estradas precárias.
Com relação aos profissionais de educação,
três são formados em Licenciatura em Educação do Campo nas áreas de Ciências da
Vida e da Natureza, Matemática e Ciências Sociais e Humanidades, onze em
pedagogia e os demais em suas respectivas áreas de formação, totalizando vinte
e um educadores.
Os projetos desenvolvidos pela escola são
raros, os poucos foram o projeto de reciclagem e de leitura.
A equipe
pedagógica da escola, bem como os alunos esperam que os projetos propostos
pelos bolsistas do PIBID contribuam na e para a aprendizagem e formação social
e profissional dos alunos.
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