quinta-feira, 25 de maio de 2017

Fala EE de Jordânia

Escola Estadual de Jordânia: 50 anos de desafios e conquistas


 Fernanda Rosa Santos

A Escola Estadual de Jordânia, criada pela Lei 3.715 de 07/12/1965 e fundada em 10/12/1965, integrante da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, localiza-se à Rua Alcebino Gomes, Nº 183-Centro- Jordânia-MG. A população da cidade de Jordânia segundo o censo demográfico de 2010 é de 10.324 habitantes, sendo que a área total do município é de 546,705 (km²), o bioma é mata atlântica. Atualmente o diretor da Escola Estadual de Jordânia é o Srº Côncio Mário de Almeida Gobira e seu Vice-Diretor é Leandro Soares Gusmão, escolhidos pela população local em processo de indicação de membros da escola e a comunidade local.
A Escola Estadual de Jordânia atende na educação 838 alunos sendo que 112 alunos são do campo, o corpo docente é formado por profissionais da educação com formação superior tendo em seu quadro de servidores profissionais com pós-graduação. Funciona em três turnos: matutino, vespertino e noturno, oferta Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA Médio, Curso Normal em Nível Médio, PRONATEC e Programa de Educação de Tempo Integral e Integrada. Os princípios éticos, estéticos e políticos fundamentam a proposta pedagógica da Escola Estadual de Jordânia.

Escola Estadual de Jordânia, Jordânia-MG, 
                                                                Data:18/04/2017                                                                                       Autor: Côncio Mario de Almeida Gobira                 
Acervo: Fernanda Rosa Santos

A escola encontra-se próximo a bairros carentes com problemas sociais e ambientais. A Escola Estadual de Jordânia desenvolve os projetos: Festival de Folclore, Chá Lobateano, Feira de Ciências, Artemática, Física Mais Que Divertida, Noite Literária, Jogos Estudantis e Copinha de Futsal. As principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do campo são em relação ao transporte para chegar à escola nos períodos chuvosos e no inicio do ano (período de licitação), quantidade de lanches insuficientes na escola e falta de atenção por parte do transporte em relação aos alunos do campo que ficam impossibilitados de participar do projeto de educação integral e Integrada porque é em contra turno. As dificuldades enfrentadas pelos professores para promover um ensino que atenda a demanda dos alunos do campo são pouca capacitação, número insuficiente de especialistas de educação e de vice-diretores e falta de uma proposta clara por parte da Secretaria de Estado de Educação.

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