Escola Estadual de Jordânia: 50 anos
de desafios e conquistas
Fernanda Rosa Santos
A Escola Estadual de Jordânia, criada
pela Lei 3.715 de 07/12/1965 e fundada em 10/12/1965, integrante da Rede
Estadual de Ensino de Minas Gerais, localiza-se à Rua
Alcebino Gomes, Nº 183-Centro- Jordânia-MG. A população da cidade de Jordânia
segundo o censo demográfico de 2010 é de 10.324 habitantes, sendo que a área
total do município é de 546,705 (km²), o bioma é mata atlântica. Atualmente
o diretor da Escola Estadual de Jordânia é o Srº Côncio Mário de Almeida Gobira
e seu Vice-Diretor é Leandro Soares Gusmão, escolhidos pela população local em
processo de indicação de membros da escola e a comunidade local.
A
Escola Estadual de Jordânia atende na educação 838 alunos sendo
que 112 alunos são do campo, o corpo docente é formado por profissionais da
educação com formação superior tendo em seu quadro de servidores profissionais
com pós-graduação. Funciona em três turnos: matutino,
vespertino e noturno, oferta Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano),
Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA Médio, Curso Normal em
Nível Médio, PRONATEC e Programa de Educação de Tempo Integral e Integrada. Os princípios éticos, estéticos e políticos fundamentam
a proposta pedagógica da Escola Estadual de Jordânia.
A
escola encontra-se próximo a bairros carentes com problemas sociais e
ambientais. A Escola Estadual de
Jordânia desenvolve os projetos: Festival de Folclore, Chá Lobateano, Feira de
Ciências, Artemática, Física Mais Que Divertida, Noite Literária, Jogos
Estudantis e Copinha de Futsal. As principais dificuldades enfrentadas pelos
alunos do campo são em relação ao transporte para chegar à escola nos períodos
chuvosos e no inicio do ano (período de licitação), quantidade de lanches
insuficientes na escola e falta de atenção por parte do transporte em relação
aos alunos do campo que ficam impossibilitados de participar do projeto de
educação integral e Integrada porque é em contra turno. As dificuldades
enfrentadas pelos professores para promover um ensino que atenda a demanda dos
alunos do campo são pouca capacitação, número insuficiente de especialistas de
educação e de vice-diretores e falta de uma proposta clara por parte da
Secretaria de Estado de Educação.
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