quarta-feira, 10 de maio de 2017

Fala, E.E. José Bernardino!


Escola em ação!
Taciane Silva Pinto
Marcelo Rosa Rocha
Lília Ramos
Daniela Martins
Israel

Em Icaraí de Minas, no norte de Minas Gerais, região de clima seco, típico do semiárido do sertão Mineiro, foi fundada no ano de 1965, a primeira escola da comunidade, nomeada naquela época de Sucupira e Tiririca, com a ajuda de um fazendeiro o coronel José Bernardino, que em sua homenagem recebeu seu nome. Com o desenvolvimento local a comunidade cresceu, tornando-se hoje uma cidade, com 11.736 habitantes. Com o aumento da população a Escola Estadual José Bernardino ganhou um novo endereço, um prédio maior para oferecer maior conforto e comodidade, onde recebe 620 alunos sendo 320 oriundos do campo.

O espaço é amplo e possui nove salas de aula (atualmente com uma média de 38 alunos), refeitório, sala para o diretor e vice, secretaria, biblioteca, sala de informática, banheiros, quadra poliesportiva coberta, e recentemente foram construídos um jardim e uma horta; sendo estes componentes de projetos elaborados com ação do PIBID (Programa institucional de bolsas de iniciação a docência) pelos educandos da Licenciatura em educação do campo da UFMG e a comunidade. O corpo pedagógico é composto por 28 profissionais, distribuídos nas modalidades atendidas, que vão desde o Ensino Fundamental II ao Ensino Médio e uma turma da EJA (Educação de jovens e adultos). A instituição baseia-se na qualidade do ensino, orientando-se com base no projeto político pedagógico, visando atender às necessidades de ensino abordando as especificidades, viabilizando o acesso da comunidade e a participação em seus eventos.
A escola acolhe os educandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFMG, bolsistas do PIBID, sendo que estes contribuem com ações de participação para a melhoria e qualidade do ensino, em prol da Educação do Campo. Viabilizando a importância de um novo projeto, onde a parceria e o trabalho coletivo geram expectativas de possíveis temas, como o incentivo a leitura, objetivando a aprendizagem dos alunos com dificuldade de escrita e interpretação, consideramos os desafios encontrados pelos professores e pela escola em fazer com que os alunos mantenham o foco nos estudos, uma vez que o aparelho celular, e a diversidade de mídias a qual acessam, vem causando um grande impacto em relação ao aprendizado e a disciplina dentro da sala de aula.

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