domingo, 21 de maio de 2017

Fala, E.M. Gumercindo Costa!

                              “Descobrindo as raízes”
Juliane Bispo do Nascimento
Marcos Vinicius Goncalves dos Santos


      Escola Municipal Professor Gumercindo Costa é integrante da Rede Municipal de Ensino do município de Rio Pardo de Minas/MG. O nome da escola é uma homenagem ao professor e diretor Gumercindo Costa que teve importante participação na fundação da escola, que até então tinha o nome de Escola Estadual de 1° Grau.O município de Rio Pardo de Minas que tem uma população total de 29.099 habitantes/CENSO 2010 - (população estimada censo 2014 – 30.578), população urbana:11.692, população no campo:17.407.
Foto da frente da escola
 Escola Municipal Professor Gumercindo Costa, Rio Pardo de Minas(MG)
Data: 05/04/2017
Autor: Juliane Bispo do Nascimento
Acervo: Juliane Bispo do Nascimento
       Na referida escola  são oferecidas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) nos turnos matutino e vespertino. Apesar da escola estar situada na cidade, a grande maioria dos alunos é do campo, que chegam até a escola por meio do transporte escolar com linhas terceirizadas e veículos próprios da prefeitura.
       No turno matutino o número de alunos atendidos é de aproximadamente 140 e no turno vespertino é de 80. Vale ressaltar que no período chuvoso os alunos enfrentam dificuldades de se deslocarem para a escola, pois as estradas encontram-se em condições precárias. Ao todo são atendidas na escola cerca de 20 comunidades rurais.
      Há próximo à escola dois rios com distância de 100 e 200 metros, denominados de Rio Preto e Rio Pardo. Encontram-se bastante degradados, por conta dos longos períodos de estiagem, além dos desmatamentos.
      Segundo informações da escola  o  Projeto Político-Pedagógico da escola foi formulado com a participação da comunidade escolar, através de reuniões com os segmentos, onde foram discutidos os anseios, as necessidades e os caminhos a serem trilhados. E tem sido avaliado e implementado no decorrer de todo o processo e reforçado com o Programa de Intervenção Pedagógica.
    É possível dizer que a escola, mesmo atendendo a um número considerável de alunos do campo, muitas  vezes não conseguem atender às demandas desses educandos, uma vez que o ensino não ocorre de forma contextualizada com o cotidiano dos alunos. Acreditamos que para que a escola trabalhe de forma que consiga atender  os alunos do campo não depende apenas dos professores e direção da escola, conta-se também com outros órgãos responsáveis pela educação.
    Contudo, pode-se observar que  se trata de uma escola que ainda carece de estratégias articuladoras capazes de promover um ensino voltado especificamente aos alunos do campo.

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