“Descobrindo
as raízes”
Juliane Bispo do Nascimento
Marcos Vinicius Goncalves dos Santos
Marcos Vinicius Goncalves dos Santos
Escola Municipal Professor Gumercindo Costa é integrante da Rede Municipal de Ensino do município de Rio Pardo de Minas/MG. O nome da escola é uma homenagem ao professor e diretor Gumercindo Costa que teve importante participação na fundação da escola, que até então tinha o nome de Escola Estadual de 1° Grau.O município de Rio Pardo de Minas que tem uma população total de 29.099 habitantes/CENSO 2010 - (população estimada censo 2014 – 30.578), população
urbana:11.692, população no campo:17.407.
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Foto da frente da escola
Escola Municipal Professor Gumercindo Costa, Rio
Pardo de Minas(MG)
Data: 05/04/2017
Autor: Juliane Bispo do
Nascimento
Acervo: Juliane Bispo do
Nascimento
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Na referida escola são oferecidas séries finais do ensino
fundamental (6º ao 9º ano) nos turnos matutino e vespertino. Apesar da escola
estar situada na cidade, a grande maioria dos alunos é do campo, que chegam até
a escola por meio do transporte escolar com linhas terceirizadas e veículos
próprios da prefeitura.
No turno matutino o número de alunos
atendidos é de aproximadamente 140 e no turno vespertino é de 80. Vale
ressaltar que no período chuvoso os alunos enfrentam dificuldades de se
deslocarem para a escola, pois as estradas encontram-se em condições precárias.
Ao todo são atendidas na escola cerca de 20 comunidades rurais.
Há
próximo à escola dois rios com distância de 100 e 200 metros, denominados de
Rio Preto e Rio Pardo. Encontram-se bastante degradados, por conta dos longos
períodos de estiagem, além dos desmatamentos.
Segundo informações da escola o Projeto Político-Pedagógico da escola foi
formulado com a participação da comunidade escolar, através de reuniões com os
segmentos, onde foram discutidos os anseios, as necessidades e os caminhos a
serem trilhados. E tem sido avaliado e implementado no decorrer de todo o
processo e reforçado com o Programa de Intervenção Pedagógica.
É possível dizer que a escola, mesmo
atendendo a um número considerável de alunos do campo, muitas vezes não conseguem atender às demandas
desses educandos, uma vez que o ensino não ocorre de forma contextualizada com o
cotidiano dos alunos. Acreditamos que para que a escola trabalhe de forma que
consiga atender os alunos do campo não
depende apenas dos professores e direção da escola, conta-se também com outros
órgãos responsáveis pela educação.
Contudo, pode-se observar
que se trata de uma escola que ainda
carece de estratégias articuladoras capazes de promover um ensino voltado
especificamente aos alunos do campo.
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