domingo, 29 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica da Escola Estadual Instituto Agronômico


O USO ADEQUADO DA  ÁGUA

Suzana Aparecida Batista

A água potável, que está se tornando um bem raro e caro, está sendo usada para todos os tipos de serviços: lavagem de calçadas e carros, irrigação de jardins, caixas sanitárias, entre outros. Associado a isso ainda temos a questão do desperdício desta água, que vai desde os afazeres diários de higiene e limpeza até a indústria, o comércio, os vazamentos, etc. É importante salientarmos que a água, tão necessária à vida humana, pode ser responsável por muitas doenças, as chamadas doenças de veiculação hídrica. Também está ligada à transmissão de algumas verminoses. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% de todas as doenças que afetam os países em desenvolvimento provêm da água de má qualidade.

A partir destas constatações nos propomos a desenvolver este Projeto de Educação Ambiental para sensibilizar alunos, professores e comunidade escolar, da importância de cuidar e preservar este bem tão precioso que é a água. O uso da água é, sem dúvida, uma necessidade e um direito de todos, sem distinção, porém, a responsabilidade pela sua preservação também é de todos e de cada um onde quer que este bem comum esteja disponível. Precisamos construir hoje mais do que nunca, uma nova relação com o meio ambiente, pois temos a responsabilidade em deixar este planeta habitável para as próximas gerações.

Esse projeto poderá dar suporte à construção da escola do campo que queremos e pretendemos, pois, estaremos mais conscientizados da importância dos ecossistemas. O consumo de água vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. O volume de água disponível por habitante no mundo, não atinge hoje mais do que um terço do nível existente nos anos 70. Se nada for feito e continuar neste ritmo, 2,5 bilhões de pessoas não terão acesso à água potável em 2030.

sábado, 28 de outubro de 2017

PRATA DA CASA!

 

BOLSISTAS DO PIBID DIVERSIDADE LECampo PUBLICAM UM RELATO DE SUAS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA


Venham conferir este lindo relato de Jeane Soares da Paixão e Judite Batista de Jesus publicado na Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB). No texto as autoras relatam suas experiências como bolsistas do PIBID Diversidade LECampo e graduandas da Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Ciências Sociais e Humanidades.


Desenho produzido durante as atividades das bolsistas. Arquivo das autoras. 2016.

II SEMINÁRIO PIBID DIVERSIDADE LECAMPO FaE/UFMG

VEM AÍ... 

 

 


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica da Escola Estadual José Bernardino


Tecendo experiências, registrando vivências

Daniela Martins Pereira
Israel Luiz Rodrigues da Rocha
Lilia Pereira Ramos 
Marta Ribeiro Costa
Taciane da Silva Pinto

Tecendo experiências, registrando vivencias” é uma proposta de trabalho com o gênero memória literária, que consistirá de etapas de estudo sobre o gênero, e também leitura, escrita e produção, e será desenvolvido com alunos do 7º ano da Escola Estadual José Bernardino, localizada em Icaraí de Minas.
A escolha desta temática se justifica uma vez que os alunos apresentam dificuldades de escrita, sendo notável também a pouca interação dos pais na vida escolar destes, sendo necessária, portanto, a participação dos pais no âmbito das ações que perpassarão cada etapa do desenvolvimento deste projeto. Através da interação aluno escola, aluno família e aluno família e escola, busca-se fortalecer os vínculos de participação dos pais na vida escolar dos filhos, bem como despertar nos alunos o sentimento de pertencimento ao âmbito familiar, por meio do registro de memórias vivenciadas pelos pais, afim de que não se percam no tempo, e ganhem vida através da escrita do gênero memória literária.
A escolha desse gênero se justifica pelas possibilidades de abordagem que inclua família e escola, além de ensinar conteúdos de leitura e escrita, reforçar laços familiares e ampliar a participação dos pais na vida escolar dos filhos, contribuindo para a escola do campo que queremos.  Trabalhar com a transcrição e o registro de Memórias literárias, além de abordar conteúdos relacionados à leitura e escrita, possibilitará o fortalecimento dos vínculos dos alunos do 7º ano vespertino com o núcleo familiar,despertando o sentimento de pertencimento e ampliando o contato entre gerações. O trabalho parte de pressupostos descritos por autores como KLEIMAM, BOSI, TEDESCO, SOARES, BAKHTIN, onde apontam abordagens e possibilidades, a partir do gênero memória literárias; perpassando a leitura escrita e reescrita de textos.

Projeto de Intervenção Pedagógica da Estadual José Bernardino


Silêncio das memórias: 

o acontecer de Icaraí registrado em sua telinha


Carlione Ribeiro
Cleuves Samuel
Elizane Ramos
Jessica Silva


O projeto “Silêncio das memórias: o acontecer de Icaraí registrado em sua telinha” tem como objetivo conhecer a história do município, para que os alunos saibam um pouco da sua própria história e fortaleçam a identidade, além de trabalhar a escrita e a oralidade através do gênero textual reportagem, onde os alunos terão que escrever a matéria e fazer um registro cinematográfico.
O Projeto será desenvolvido na escola Estadual José Bernardino, com a turma do 3º ano do Ensino Médio, no turno matutino, sob a supervisão dos professores de Artes, Português, Matemática e Geografia. A classe é composta por 40 alunos entre 17 e 18 anos, dentre estes 14 são alunos do campo. O mesmo será estendido para a comunidade em geral, onde alguns moradores serão entrevistados.
O Trabalho interdisciplinar nos permite ampliar as práticas pedagógicas para o contexto entre alunos, professores e comunidade favorecendo o trabalho coletivo, podendo perpassar pelas diversas áreas dos saberes, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e as experiências vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa. O mesmo nos proporcionará grande aprendizado enquanto licenciando da educação do campo, para os alunos servirá de suporte para sua formação, pois desenvolverão habilidades que poderão auxiliá-los no futuro, fazendo ligação entre tempo e espaço do território em que residem. Temos como referência o autor Indolfo, ele destaca a importância dos documentos e dos registros para a humanidade, que o registro serve para confirmar os direitos e exercício de poder e além disso para registro de memória.

Projeto de Intervenção Pedagógica da Escola Estadual Manoel Tibério


¨Água em foco ¨

Fernando Soares de Queiroz

O projeto Água em Foco tem como tema a importância da preservação da água para evitar a falta desse recurso em um futuro próximo. A água, por ser essencial em nossa vida, deve ser bem cuidada, pois sem ela, sabemos que a vida não seria possível em nosso planeta.
Esse projeto possui vários objetivos a serem alcançados para que os alunos consigam compreender a dimensão do problema e aprendam maneiras para solucionar essa causa. Alguns desses objetivos são: promover a conscientização sobre a importância de preservar, economizar e valorizar os recursos hídricos, revertendo a situação de degradação dos rios de nossa região; identificar as interferências negativas e positivas das ações do homem sobre a natureza, a partir de sua realidade local; reconhecer a importância da água para promoção da saúde, qualidade de vida, boas condições de higiene e saneamento básico, entre outros.
Essa atividade será desenvolvida em uma turma do 7º ano na Escola Estadual Manoel Tibério, localizada na comunidade de Nova Aparecida, município de Icaraí de Minas. Antes de o projeto ser iniciado, será feita uma investigação prévia do conhecimento dos alunos sobre o assunto e em seguida será apresentado um PowerPoint para explorar mais sobre o assunto. Depois será feita uma conscientização, onde a turma será motivada a elaborar propostas de uso consciente da água, que serão apresentadas depois. Serão realizadas pesquisas para ampliarem o conhecimento dos alunos, para que possam interagir com o tema. E por fim, depois de todo esse processo, será feita uma avaliação para verificar se os objetivos foram alcançados.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica da Escola Estadual de Pedro Versiani

Brincar é para a vida toda
Zaira Viana

O Projeto “brincar é para a vida toda” tem como objetivo utilizar de forma consciente os espaços, sejam da escola, de casa ou de sua comunidade, na prática de atividades físicas, brincadeiras e jogos, respeitando o espaço do outro e suas limitações num processo de sociabilidade e interação conjunta de um indivíduo que vive em grupo visando seu desenvolvimento físico e mental. Será desenvolvido na Escola Estadual de Pedro Versiani, localizada em uma região do campo no município de Teófilo Otoni que atende em sua totalidade alunos de comunidades campesinas próximas a região. Esses alunos fazem uso de transporte escolar e uma parte deles chega na escola já um tanto cansados devido o tempo do trajeto. O presente projeto tem como foco os alunos do 1° e 2° do ensino médio, como também funcionários da escola, os pais (caso seja possível) e a colaboração do professor de Educação Física da escola.
O projeto será realizado nas aulas de Arte com a colaboração do professor de Educação Física que também cederá espaço de suas aulas para atividades ao ar livre. Será proposto os alunos que pesquisem em casa com seus familiares e com outras pessoas de sua comunidade, preferencialmente com pessoas mais velhas tipos de brincadeiras e brinquedos que eles tinham em sua infância em um tempo bem menos tecnológico. Ao final será realizado na escola o dia do brincar, onde as brincadeiras e brinquedos (que serão produzidos no espaço escolar a partir da pesquisa) serão socializados com os demais alunos e funcionários da escola num momento de lazer e descontração.
"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa" (ALMEIDA, M.T., 2000).