Diagnóstico Sócioambiental e Cultural: E.E. José Cristiano
Flávia Ribeiro Dias
Diante das observações feitas, percebe- se que o município de Rio pardo de minas é um dos que tem maior número da população vivendo no campo, no entanto não há políticas públicas que valorizem e incentivem a população campesina a continuar no campo e a buscar melhorias para o seu lugar de vivência. Isto é perceptível pelo fato de a maioria dos estudantes que moram no campo terem que se deslocar para a cidade para estudarem e de, mesmo aqueles que estudam no campo, receberem apenas o ensino tradicional que não evidencia para os estudantes as peculiaridades encontradas no campo e a importância disso para todo o município. Muitas das vezes é na própria escola que se encontram pessoas preconceituosas com relação às do campo, como se o espaço geográfico residido pelo ser humano fosse o formador de sua capacidade intelectual, como se a pessoa campesina fosse incapaz de alcançar os seus objetivos, levando as pessoas do campo a pensarem da mesma forma e em muitas vezes desistir dos sonhos, por insegurança e medo de não alcançar seus objetivos.
Fotos da Escola Estadual José Cristiano por fora das salas de aula. Data: 18/09/2017
Autor/acervo: Flávia Ribeiro Dias
Observou-se que todas as escolas, tanto as localizadas no campo como as na cidade que recebem estudantes residentes do campo não possuem estratégias para atender a estes alunos. No entanto há cursos como o de Licenciatura em Educação do Campo, que formam profissionais capacitados para atender a população campesina e que dão a esperança de que possa se oferecer uma educação transformadora, voltada para a realidade do campo. Pois na maioria das escolas existem profissionais bem capacitados, porém na sua formação acadêmica não receberam instruções de como incluir em suas aulas algo que evidencie a importância do campo. Com cursos como esse a contribuição torna-se muito mais significativa tanto para a população rural como urbana, promovendo uma valorização maior da cultura e tradições.
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